Evento ocorre no dia 10, a partir das 15h30 no canal do Cidacs, no Youtube
“Qual futuro para o SUS?”. A pergunta norteia o próximo encontro da Rede Covida, que ocorre no dia 10 de março, às 15h30, no canal do Youtube do Cidacs. O evento contará com a participação do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Ligia Bahia, além da pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Luiza Viana. A mediação do debate ficará por conta dos pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membros da Rede Covida, Luis Eugênio de Souza e Erika Aragão.
O webinário será o quarto do ciclo de encontros, organizados pela Rede Covida, para debater sobre os temas mais atuais da pandemia, tendo em vista que a Covid-19 tem impactado todas as dimensões da vida no planeta. No âmbito da Saúde, desafios como o aumento a segmentação de cobertura e a fragmentação da oferta de serviços, levando a sobrecarga nos profissionais, a descontinuidade de atividades e cuidados e, como consequência, excesso de mortes e retrocessos, como perdas na saúde populacional.
De acordo com Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), o Sistema Único de Saúde (SUS) já sofria do subfinanciamento – agravado pelas políticas de austeridade fiscal, materializadas notadamente na EC-95/2016 – e foi obrigado a enfrentar a pandemia com essas dificuldades, antigas e novas. Mauricio comenta ainda que a capacidade de serviços para atender casos de Covid-19 foi ampliada às custas de procedimentos eletivos.
O coordenador do Cidacs também afirma que que as respostas do SUS foram protagonizadas pelas secretarias estaduais e municipais da Saúde, diante do negacionismo, da omissão e da oposição do Governo Federal que, praticamente, desmontou o Ministério da Saúde. “A atenção primária não foi ativada diante da pandemia e as ações de vigilância da saúde não deram conta da avalanche de infectados e doentes, sendo substituídas por ordens gerais de confinamento. Além disso, novas demandas surgiram, em especial em saúde mental e na Covid longa, assim como se acumularam e se agravaram doenças que deixaram de ser cuidadas”, declara.
O próximo webinário pretende debater quais são as perspectivas para a atenção à Saúde dos brasileiros no futuro próximo, a consolidação da segmentação da cobertura com um “SUS pobre para pobres” e serviços privados também segmentados entre ricos e remediados, as chances de reversão desta tendência, considerando-se o arcabouço legal-constitucional vigente – com a Saúde como direito de todos – e a nova visibilidade do SUS, junto a muitos outros pontos que farão parte do evento online.
O último evento da Rede Covida, que ocorreu em 3 de março e dialogou sobre como as vacinas funcionam, já está disponível na íntegra, no canal oficial do Cidacs no Youtube. Assista aqui.
Serviço
Webinário: “Qual futuro para o SUS?”
Quando: 10 de março (quinta-feira), às 15h30
Onde: Pela plataforma online Zoom – com transmissão pelo Youtube
Link para inscrição gratuita: https://bit.ly/SUSFuturo
Link para transmissão: https://www.youtube.com/c/CidacsFiocruz