Especialistas discutem como as vacinas funcionam em webinário nesta quinta (3)

Evento é online e aberto ao público

“Como as vacinas funcionam e o que podemos esperar para o futuro?”. Essas perguntas norteiam o debate entre especialistas, com espaço para perguntas por parte do público, em um evento online e gratuito, organizado pela Rede Covida, que acontece nesta quinta-feira, dia 3 de março, a partir das 15h30, no canal do Youtube do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

O encontro contará com a presença de Cristina Bonorino e Ana Caetano Faria, membros da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), que se juntam a Ligia Kerr, do Instituto Gonçalo Moniz (IGM-Fiocruz Bahia), para dialogarem sobre os temas. A roda de conversa será mediada pelo coordenador do Cidacs, Maurício Barreto e o pesquisador do IGM, Manoel Barral.

Entre os tópicos a serem abordados, a ocasião pretende dar destaque a responder dúvidas que são frequentes entre a população. Entre essas questões, estão o motivo de existir diferenças entre proteção contra a doença e proteção contra a infecção e o porquê de serem necessárias as doses de reforço. Além disso, entram na discussão a perda da proteção vacinal e a necessidade de realizar estudos de imunogenicidade, eficácia e efetividade para avaliar as vacinas, afim de entender qual método fornece melhores informações para a tomada de decisão sobre qual vacina utilizar.

De acordo com Maurício Barreto, as vacinas representam atualmente o maior fator de proteção contra a Covid-19 e são responsáveis por salvar numerosas vidas. “A despeito disto permanece uma grande desinformação sobre como as vacinas funcionam, porque são necessárias várias doses, entre outras. Nosso debate vai discutir sobre as principais características das vacinas existentes contra a Covid-19, quais as prováveis modificações a serem esperadas em futuras vacinas, como estabelecer um calendário vacinal para a doença, visando ser útil tanto para população em geral como para os profissionais da saúde”, declarou.

Este webinário faz parte de um ciclo de discussões sobre o futuro da pandemia, que já teve duas edições, das quais é possível conferir, na íntegra, no canal do Cidacs no Youtube. A proposta da série de webinários é permitir a um grupo de especialistas e não especialistas refletirem e discutirem sobre estas importantes questões, que afligem  a sociedade e para as quais todos buscam respostas. Inscrições aqui.

 

Deixe um comentário