O mapa de disseminação da COVID-19 nos bairros de Salvador foi criado utilizando-se as datas de notificação dos casos da doença registrados na base de dados oficial da Secretaria Municipal de Saúde e com a data e endereço de residência corretamente preenchidos (51.599 de 57.627 registros).
Considera-se que a disseminação ocorre em determinado bairro quando o primeiro caso confirmado é notificado em determinada semana epidemiológica. Dessa maneira, os bairros que apresentaram o primeiro caso confirmado notificado de COVID-19 ao fim de cada semana epidemiológica e independente do quantitativo de casos são retratados em cor vermelha, enquanto os bairros que não possuíam casos registrados são preenchidos com a cor branca. As semanas epidemiológicas em que não houve a inclusão de novos bairros não foram retratadas na representação.
As semanas epidemiológicas são, por convenção internacional, contadas de domingo a sábado. A primeira semana epidemiológica de 2020 compreendeu o período de 29/12/2019 a 04/01/2020. O primeiro caso de COVID-19 em Salvador foi registrado na 11ª semana epidemiológica, em 13/03/2020, no bairro da Barra. Na semana seguinte (12ª semana epidemiológica), eram 4 bairros com casos confirmados notificados, e na 13ª semana epidemiológica já eram 26 bairros.
O maior avanço foi observado na 16ª semana epidemiológica, quando a doença foi identificada em 120 bairros, 41 bairros além do número contabilizado na semana anterior. A COVID-19 avançou em 25,2% da cidade em apenas uma semana. Nestes mesmos sete dias, o Índice de Isolamento Social médio da empresa In Loco variou de 43% (quinta feira) a 58% (domingo), com média de 49%. O isolamento recomendado pela OMS para frear a pandemia é de 70%.
Ao final da 25ª semana epidemiológica, a pandemia ocorria na quase totalidade dos bairros, ou seja, em 162 bairros do município (Lei 9.278/2017), excetuando-se apenas o bairro Mangueira, que não possuía casos confirmados notificados.
A trajetória da doença começou no continente para depois expandir-se para a porção insular do município. Com exceção do bairro de Piatã, toda a parte oceânica do litoral soteropolitano já tinha casos registrados de COVID-19 na 15ª semana epidemiológica. Os bairros entre Caixa D’Água e Nova Brasília formaram a primeira área contínua a confirmar casos da doença no interior da cidade, na 13ª semana epidemiológica.
Fontes:
Índice de Isolamento Social, InLoco, 2020.
Secretaria Municipal de Saúde, Salvador.
Calendário Epidemiológico 2020 (http://portalsinan.saude.gov.br/calendario-epidemiologico)
Grupo de Epidemiologia e Informação da Rede CoVida
Equipe responsável:
Carlos Teles
Cleiton Rocha
José Guilherme Santana
Maria Yury Travassos Ichihara
Rafael Souza
Vivian Silva