Este documento apresenta as informações disponíveis sobre o período de transmissibilidade do vírus e do prazo de desenvolvimento da resposta imune humana contra o SARS-CoV-2 e suas implicações na interpretação dos testes e a pertinente conduta nos indivíduos testados.
Blog Archives
julho, 2020
junho, 2020
-
18 junho
Quantos testes o Brasil precisa fazer para controlar a COVID-19?
Muito tem se indagado sobre quantos testes precisamos fazer no Brasil para acabar com o distanciamento social e reativação da economia. Em termos de saúde pública, a pergunta deve ser recolocada como quantos testes são necessários para orientar as ações apropriadas para o controle da epidemia. Tal controle permitiria estabelecer …
maio, 2020
-
11 maio
Situação e perspectivas de uso de algumas abordagens promissoras na COVID-19
Este documento revê as publicações recentes de abordagens terapêuticas baseadas na patogênese da COVID-19. O uso da heparina e da IL-6 se relaciona com o quadro de desregulação inflamatória com envolvimento da célula endotelial, enquanto os tópicos do uso de plasma de pacientes recuperados da COVID-19 e de anticorpos monoclonais …
-
10 maio
Brasil registra testes de qualidade duvidosa
Como a efetividade do enfrentamento da epidemia de COVID-19 é altamente dependente de testes diagnósticos, o aumento do número de testes para a COVID-19 é imprescindível. Com efeito, um melhor conhecimento da situação epidemiológica do Brasil, propiciado pela testagem em massa, é essencial para definir as estratégias mais efetivas de …
abril, 2020
-
19 abril
Boletim CoVida #3
O terceiro Boletim CoVida – “O Brasil precisa de mais testes diagnósticos de Covid-19, mas não basta só testar”, dá atenção especial ao uso racional de testes diagnósticos no enfrentamento da epidemia de Covid-19, discutindo as bases das indicações em Saúde Pública dos testes diagnósticos e as desigualdades de acesso …
-
17 abril
Testes diagnósticos da COVID-19 – bases das indicações e seus usos
O documento traz informações sobre os testes usualmente realizados para a COVID-19 e como os resultados de tais testes ajudam a entender o curso da doença individualmente e o curso da epidemia na área da saúde pública.
-
16 abril
COVID-19 – Reflexões acerca das desigualdades no acesso ao diagnóstico
O estudo demonstra a importância da disponibilidade e precisão de dados epidemiológicos no combate à pandemia. E, a partir da análise de dados internacionais e nacionais, evidencia como as disparidades econômicas, regionais, sociais e raciais, muitas vezes, funcionam como entraves para o acesso à saúde. Também preenche uma lacuna nos …