Rede CoVida organiza debate sobre o futuro da pandemia no Brasil

“Início do fim ou teremos um recomeço?”. Esta pergunta que frequentemente é direcionada  sobre a pandemia de Covid-19 é o tema que norteia o evento da Rede CoVida, que acontece no dia 3 de fevereiro, às 15h30. A proposta é dialogar com especialistas e a população sobre uma discussão que vem pautando a mídia nos últimos tempos: a possibilidade do fim da pandemia e da endemização do vírus para os próximos meses.

Este primeiro encontro é a estreia de uma série de seminários e debates organizados pela Rede CoVida, que desde o início da pandemia mobilizou diversos pesquisadores e profissionais da comunicação para levar informações científicas sobre a crise sanitária enfrentada pelo mundo todo. Desde o seu surgimento, a equipe realizou diversos estudos e divulgou inúmeros achados, que auxiliam na tomada de decisão por parte dos gestores em saúde e no comportamento da população para o enfrentamento da doença.

Entretanto, apesar de a cobertura midiática da pandemia ter sido essencial no enfrentamento do coronavírus, com painéis diários sobre a situação no país e divulgação dos meios de enfretamento ao vírus, com ela também veio o aumento das fake news, tornando ainda mais urgente a necessidade de ter informações científicas comprovadas, divulgadas por especialistas.

Para o professor Maurício Barreto, que é coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia, este é um tema muito importante e sensível para a população. “Alguns especialistas, inclusive epidemiologistas, bem como autoridades sanitárias nacionais e internacionais, estão fazendo previsões sobre a possível progressão ou final desta Pandemia, após esta grande onda causada pela variante Ômicron. Outros, entretanto, são mais cautelosos e sombrios”, declarou Maurício que irá moderar o debate entre os especialistas e população, ao lado da pesquisadora Maria Glória Teixeira.

Juntam-se ao diálogo o professor adjunto e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto de Andrade Medronho, o professor adjunto do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj) e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, Guilherme Werneck, além do pesquisador da Fiocruz Bahia, Tiago Gräf, que é professor do curso de Biotecnologia do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia).

 

Serviço

O que: Webinário “Sobre a Pandemia de Covid-19: Início do fim ou teremos recomeço?”

Quando: 3 de fevereiro (quinta-feira)

Onde: Pela plataforma online Zoom, com transmissão pelo Youtube

Hora: A partir das 15h30

Link para inscrição gratuita: https://bit.ly/PandemiaFimouRecomeço

Link para transmissão: https://www.youtube.com/c/CidacsFiocruz

Haverá emissão de declaração de participação

Deixe uma resposta