Foto: Abrasco

Nota de Falecimento – Sebastião Loureiro

A Rede CoVida lamenta profundamente o falecimento do Professor Sebastião Loureiro, ocorrido ontem, dia 15 de agosto de 2021. Todos que o conheceram sabem o quanto Tião, como carinhosamente o chamávamos, foi importante para a construção da Reforma Sanitária Brasileira cujos princípios e diretrizes foram incluídos na nossa Constituição de 1988, balizando a criação do Sistema Único de Saúde. Sempre criativo e visionário, Tião militou no campo da Saúde Pública/Saúde Coletiva desde que ingressou como aluno da Faculdade de Medicina da Ufba.

Além disso, foi um dos melhores quadros nas lutas contra a Ditadura Militar e pela restauração das liberdades democráticas no nosso país. Recentemente, logo depois da emergência do SARs-CoV-2 na China, antes mesmo de se caracterizar a pandemia, ele já havia convocado a comunidade do Instituto de Saúde Coletiva/Ufba, do qual foi um dos fundadores, a se organizar para acompanhar e contribuir cientifica e tecnicamente para o enfrentamento do problema sanitário que se anunciava.

A Saúde Coletiva brasileira perde um dos seus maiores líderes e é com muito sentimento e reconhecimento do seu papel na formação de muitos profissionais desta área que a Rede CoVida, que tem o orgulho de ter tido Tião como um dos seus primeiros membros, se despede do colega e amigo.

Deixe uma resposta