Rede CoVida lança primeiro e-book com conhecimentos sobre a pandemia da Covid-19

Com o objetivo de sistematizar um produto acadêmico com conhecimentos sobre a pandemia da covid-19, pesquisadores da Rede CoVida lançam um e-book gratuito nesta quinta-feira (17), às 16h. Intitulada “Construção de Conhecimento no curso da pandemia de Covid-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais”, a obra poderá ser usada como material de didático por pesquisadores, professores e estudantes. Um evento online reunirá autoridades e pesquisadores da Rede CoVida, além de palestrantes convidados e os organizadores do livro.

Estarão presentes na abertura do evento, o coordenador do Cidacs/Fiocruz Bahia e idealizador da Rede CoVida, Maurício Barreto; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; e o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles. Na sequência, o pesquisador Elzo Pereira Pinto Júnior, um dos organizadores do livro, explica o processo de construção de conhecimento da Rede CoVida. Logo após, teremos uma apresentação do conteúdo do e-book pela pesquisadora Erika Aragão.

O evento continuará com o pesquisador Manoel Barral Netto, que também organiza a obra. A sua apresentação girará em torno da seguinte questão: “Por que um livro num período tão veloz de mudanças?”. A diretora da Edufba, Flávia Rosa, fará uma exposição com o título “O desafio do e-book na Edufba”. Por fim, o professor José Castilho Marques Neto, doutor em filosofia, com uma larga trajetória no setor de editorial acadêmico, fará a palestra intitulada “Desafios atuais do livro acadêmico”.

Entre os organizadores do e-book da Rede CoVida, estão dois dos trinta brasileiros que estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo – Maurício Barreto e Manoel Barral Netto – além dos pesquisadores Érika Aragão e Elzo Pereira Pinto Júnior. Segundo eles, este primeiro volume trará os aspectos biológicos do SARS-Cov-2 e da Covid 19.

Um segundo volume, que já está em fase de produção, abordará os temas relacionados à assistência à saúde, epidemiologia e questões sociais ligadas à pandemia. “A ideia foi produzir um e-book em um formato mais flexível, permitindo que sejam incluídos novos capítulos no curso da pandemia, que continua em curso, e como ela, buscas de explicações científicas e resultados de pesquisas, cuja produção se encontra em franca expansão”, explica o pesquisador Manoel Barral Netto.

O leitor encontrará diversos temas ao longo dos dez capítulos deste primeiro volume. “Abordaremos a diversidade, origem e evolução do vírus SARS-CoV-2, sua estrutura e mecanismos de transmissão, aspectos genéticos, resposta humoral e imunopatogênese. Além disso, abordaremos também alterações da coagulação na Covid-19, peculiaridades da Covid-19 na mulher, testes diagnósticos, vacinas e uma discussão sobre fisioterapia e Covid”, elenca a pesquisadora Erika Aragão.

De acordo com o pesquisador Elzo Pereira Pinto Junior, outros assuntos ainda deverão ser abordados nos próximos volumes. Incluindo aspectos relacionados as desigualdades que podem ser aprofundadas pela pandemia. Além disso, “muitos temas importantes, como os resultados da eficácia das vacinas, as estratégias de imunização da população e o que esperar de novas ondas de contágio, ainda não estão claramente estabelecidos na literatura e exigirão futuras reflexões dos nossos autores”, prevê.

Colaboração científica e multidisciplinar é uma das marcas da Rede CoVida

A Rede CoVida é uma iniciativa que surgiu em março de 2020, a partir da união entre o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), diante da maior crise de sanitária global dos últimos 100 anos. Pesquisadores e profissionais da comunicação se uniram para oferecer informações científicas confiáveis que ajudassem gestores e a sociedade na tomada de decisões seguras sobre a Covid-19.

Ao longo de nove meses, foram realizadas uma série de ações relacionadas ao monitoramento de casos, construção de modelos matemáticos em tempo real, síntese de evidências científicas de pesquisas de diversos saberes e a divulgação das evidências científicas. Foram mais de 300 menções na imprensa e mais de 5 mil seguidores nas redes sociais. A equipe produziu centenas de materiais informativos, como boletins, notas, cards, vídeos, notícias, guias, jogos, webinários e materiais especiais sobre a Covid-19 para diversos públicos como pesquisadores, gestores públicos e a população em geral. Todos eles podem ser acessados pelo site www.redecovida.org e perfis nas redes sociais.

Serviço

Lançamento do e-book da Rede CoVida

Título: “Construção de Conhecimento no curso da pandemia de Covid-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais”,

Data: 17 de dezembro de 2020, às 16h

Inscrições: https://bit.ly/3o2O7J8  | Transmissão: Canal do Cidacs no Youtube

Programação

Hora Palestra Palestrante
16:00 – 16:15 Apresentação da Rede CoVida Mauricio Barreto (Cidacs/Fiocruz Bahia)
16:15 – 16: 45 Palavras das autoridades: Ufba e  Fiocruz João Carlos Salles (Ufba)

Nisia Trindade Lima (Fiocruz)

16:45 – 17:00 O processo de construção do conhecimento da Rede CoVida Elzo Pereira Pinto Junior (Cidacs/Fiocruz)
17:00 – 17:10 Apresentação do e-book “Construção de Conhecimento no curso da pandemia de Covid-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais” Erika Aragão (Ufba)
17:10 – 17:20 Por que um livro num período tão veloz de mudanças? Manoel Barral Netto (Fiocruz Bahia)
17:15 – 17:20 O desafio do ebook na Edufba Flavia Rosa (Edufba)
17:20 – 17:40 Desafios atuais do livro acadêmico José Castilho Marques Neto (Unesp)

 

Deixe uma resposta